Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque luctus eros quis elit molestie ut consequat metus lacinia. Sed condimentum convallis massa, id consectetur lacus facilisis quis.

Cerveja: precisa mesmo de nudez e sexo?

Vou fazer uma postagem hoje sobre um tema que todo mundo adora, ou seja, cerveja.
O que mais vemos nas propagandas de cerveja são mulheres bonitos, muita nudez, apelo sexual, mas por quê? Tais tipos de comerciais chamam mais atenção, não necessitam de muita interpretação, portanto são mais fáceis de assimilar e cair no gosto do povo.
Mas hoje vou comentar sobre uma tendência que eu venho observando, os comerciais de cerveja estão cada vez mais investindo em outro tipo de propaganda, mais criativa, mais elaborada, que envolvem outros conceitos.Vou citar como exemplo a marca que pra mim produz os melhores comerciais: a Heineken. Vejam esse vídeo.

Nesse comercial, um pouco antigo já, vemos muita criatividade, e embutido conceitos como a cerveja é um ideal, a cerveja deixa todos eufóricos, dentre outros. Devemos levar em consideração claro que o público da Heineken é diferente do público em geral no Brasil, eles tem força na Europa, uma outra cultura.
Porém podemos destacar que o comercial não envolve nudez, apelo ao sexo, e mesmo assim foi muito bem aceito.
Vou mostrar agora um comercial da Brahma, claro, que por estarmos em época de copa do mundo, as propagandas aproveitam esse momento de nacionalismo, patriotismo e embutem tais conceitos nos comerciais, mas é uma prova, de que podem sim dar certo, serem criativos e obterem feedback positivo.

A seguir outro exemplo. Essa foi uma das melhores propagandas sobre cerveja que vi nos últimos tempos, e não envolve nenhum apelo ao sexo. Não está relacionada também a Copa ou algo do gênero, e mesmo assim caiu no gosto do brasileiro, e se tornou um comercial muito bem visto, tem uma pitada de humor, mas ao mesmo tempo passa uma imagem de idealização, de ser essencial na vida de qualquer homem

Enfim, aí está talvez uma nova tendência sobre campanhas de cerveja, creio que estamos no caminho certo para melhorar cada vez mais a propaganda brasileira.

15 comentários:

Raffael Von disse...

Falando como um publicitario, quando nào se toca no assunto mulher em um comercial de cerveja, digamos que é preciso ter um roteiro muito fudido para a propaganda. Para prender a atençào do que está assistindo!!

Unknown disse...

Esse negócio de apelo sexual é uma coisa bem presente aqui no brasil, as marcas de cerveja pelo mundo utilizam de propagandas mais inteligentes, eu acho que o problema aqui é o povo, a cultura.

A Guinness é quem produz os melhores comerciais de cerveja no mundo, procure dar uma olhada, eles sempre ganham prêmios de melhores comerciais.

Thuller disse...

Jardel valeu pela dica, vou assistir realmente pra comprovar
abraço

Carol Sales disse...

Concordo com o Jardel, acho que so o Brasil faz esse tipo de apelo sexual para campanhas de cerveja, aqui na Europa existem propagandas inteligentes e olha que funcionam muito bem. Quando morei na Irlanda que era a maior consumidora de cerveja do mundo por habitantes, ficava impressionada com o consumo que faziam do produto por la. Agora que estou na Belgica, um dos maiores produtores de cervejas do mundo, tambem eh prova disso, sem nadinha de mulher pelada! Abracos.

http://vivendoeuropa.blogspot.com
http://alimentosemsofrimento.blogspot.com

Anônimo disse...

conbinação perfeita mulher e cerveja, quem não gosta?isso é o que está embutido na cabeça da maioria dos brasileiros não tem como negar isso,mas se alguem não gosta desta combinação é um baita de um boiola.

Blog do Chato disse...

Eu acho que não precisa. Agora se vc me pergunta se eu gosto... Ahhhh Eu amoooooooooo!!!! Hahahaha

Anônimo disse...

Anônimo, vc é a descrição PERFEITA de um brasileiro bananete.
PENA de vc.

Cris disse...

A ambev já usava comerciais sem mulher.
Tinha o da Tarataruga e o Siri
Mais forma proibidos se ser exibidos porque, influenciava as crianças a beberem.

Bruno disse...

O Anônimo ali de cima deu o motivo perfeito do porque das propagandas envolvendo mulheres no brasil, é porque a maioria tem aquele pensamento: "oba eu tomo cerveja, sou o pegador, sou o cara!", diferente dos outros países onde a ceveja é mais para o prazer próprio, e assim, enquanto os brasileiros continuarem com esse pensamento em relação a cerveja as indústrias cervejeiras vão só enchendo seus bolsos... como se tomar cerveja fizesse algém menos perdedor do que já é.

lucas disse...

pode ser apelativo, concordo. mas falar q na europa não usam apelo sexual pra vender, vcs estão querendo me fazer dar gargalhadas.

Anônimo disse...

A Guinness é a que mais coloca teor sexual nas propagandas! Teve um monte delas impedidas de serem transmitidas pelo extremo machismo e grosseria em seus conteúdos.


-_-"

Vitor disse...

A questão pra mim é. É melhor atrelar a cerveja à mulheres bonitas e semi nuas ou à relações sociais proveitosas e um ideal de vida feliz? Não que eu ache q propaganda de cerveja, ou de qualquer outra coisa, tem q ter apelo sexual, só não tenho certeza se as soluções encontradas e mostradas são mais proveitosas culturalmente e para os consumidores, apesar de serem inegavelmente mais "inteligentes" e bem elaboradas.

Marcio disse...

Que post de viadinho, hein?

Só faltou falar "Aff, mulher? Tenho nojinho"

Jordana disse...

é, mas só homens bebem cerveja? só homens heterossexuais bebem cerveja?

e outra. comerciais de cerveja geralmente mostram mulheres lindas e perfeitas. vá lá ver se mulheres que bebem horrores são assim tão perfeitas. já ouviram falar em barriguinha de chopp? u.u

e eu não acho esse comercial da nova schin nada inteligente. pq eu consumiria uma cerveja apenas pq eles ficam rimando tudo com "ão" no comercial? coisa mais sem sentido ._.

Raffael Von disse...

A questão não é ter nojo de mulher. Lembrece que o post levantou alguns comerciais que não colocaram mulheres gostosas para atrair o receptor.
Heineken tentou um comparativo entre o gosto feminino e o gosto masculino(muito machista eu acho)
O da Brahma apelou pelo lado da copa.
E o da Nova schin apelou para rima e também para piada sem graça!

Tirar as mulheres dos comerciais de cerveja é muito dificil pq alguns brasileiros ainda tem esse pensamento;

Anônimo disse...
conbinação perfeita mulher e cerveja, quem não gosta?isso é o que está embutido na cabeça da maioria dos brasileiros não tem como negar isso,mas se alguem não gosta desta combinação é um baita de um boiola.

Claro que esse processo está em evolução então vamos com calma!

Postar um comentário

View All